segunda-feira, abril 27, 2009

Blu-Ray



Ainda me lembro lá pelo meio dos anos 80 quando meu pai comprou um vídeo cassete, e aquilo virou uma mania... em toda esquina tinha uma vídeo locadora, todo fim de semana alugava filme para ver com os amigos, (inclusive existia clássicos das vídeo locadoras como Sexta Feira 13 parte 1, 2, 3 e etc.. de volta para o futuro... entre outros) e também a maior revolução que era comprar fitas virgens para gravar programas da TV, na época achávamos isso o máximo.
Já no inicio dos anos 90 chegou o Vídeo Laser, que pelo preço acabou não pegando aqui no Brasil... o disco era enorme, era do tamanho de um vinil, ou seja, um cd do tamanho de um vinil.
No final dos 90 chegou o DVD com tudo. Conquistou o mundo, as locadoras aderiram bem ao novo formato, a qualidade da imagem é ótima e ainda substituiu CD como mídia de computador.
Agora nos anos 2000 chegou o Blu-Ray que ao que tudo indica vai dominar. As principais diferenças são: poder armazenar filmes até 1080p (Full Hd) e é claro a capacidade de armazenamento já que um Blu-Ray pode ser entre 25 e 50 Gigabytes. Em 2008 vários títulos blu-rays começaram a ser comercializados no Brasil, e algumas grandes locadoras já estão alugando.
Mas talvez o maior responsável pelo crescimento do Blu-Ray é o Playstation 3, o video game da Sony utiliza o Blu-Ray como midia para seus jogos, alem de ser um player para se ver o filme Blu-Ray. Tenho um Playstation 3 e posso afirmar que a qualidade dos filmes é absurda... assim como a qualidade dos jogos.

Quando os CDs foram lançados, começou a troca de coleção.. todo mundo foi comprando tudo que tinha em vinil no formato CD... será que vai acontecer o mesmo com o Blu-Ray em relação ao DVD ??? só o tempo vai responder.

4 comentários:

Korè disse...

Eiiii
como vc nunca me contou do blog???

iga_rio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iga_rio disse...

Olá Kore !!

Seja bem vinda ao blog... é que ainda to começando.
na medida do possivel sempre irei atualizar ele.

Claudio disse...

eu discordo de vc. não acho que o blu-ray chegue a dominar, como fez o dvd, porque hoje em dia muita gente baixa filmes e áudio da internet. ou seja, não usam dvd. porque usariam o blu-ray? talvez seja uma mídia boa para backup.