sexta-feira, agosto 14, 2009

40 anos de Woodstock


Entre 15 e 18 de Agosto de 1969 foi realizado aquele que é considerado com toda justiça um dos principais festivais de música já realizados até hoje: o Woodstock. O festival aconteceu em uma fazenda na cidade de Bethel em Nova York e celebrou a era dos hippies e toda a contracultura dos anos 60. Hoje 40 anos depois o Festival ainda é celebrado como um dos maiores acontecimentos da historia na música.

Com uma escalação de grandes bandas e nomes que marcaram aquela geração o festival contou com: Santana, Janis Joplin, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Sly & the Family Stone, The Who, Jefferson Airplane, Joe Cocker, Jimi Hendrix entre outros nomes da época. O evento reuniu cerca de 500.000 pessoas e a principio seria cobrado um ingresso de 18 dólares, porem o evento acabou se tornando gratuito devido a grande quantidade de pessoas presentes que acabaram derrubando as cercas da fazenda e literalmente invadindo o local. Quanto aos shows realizados tivemos apresentações históricas de Santana, The Who com direito a incluírem a opera rock Tommy, Joe Cocker imortalizando With a Little Help from My Friends, e é claro Jimi Hendrix fechando o Festival com chave de ouro.

Nos anos 90 foram realizados duas edições comemorativas uma em 94 e outra em 99, porem nenhuma dessas edições conseguiu chegar perto do brilho da primeira, inclusive a de 99 foi encerrada com um grande tumulto com direito até a incêndio.

Acima o cartaz do festival de 1969 e abaixo Jimi Hendrix abalando Woodstock com Purple Haze.


Nenhum comentário: