sábado, agosto 01, 2009

CD Obrigatório: Raimundos (1994)


Em 2009 o primeiro álbum dos Raimundos faz aniversário de 15 anos de seu lançamento, em 1994 os titãs criaram o selo Banguela records com o intuito de dar oportunidade a inúmeras bandas novas que apareciam a cada dia no Brasil, junto com os Titãs estava o produtor musical Carlos Eduardo Miranda que na época trabalhava na Bizz e recebia inúmeras fitas demos de diversos locais do Brasil. Na época chegou nas mãos dele a fita demo dos Raimundos, que logo chamou a atenção com a mistura de hardcore com forro (na ocasião chegou a ficar conhecido como Forrocore), não demorou para que os Titãs e Carlos Miranda levassem a banda ao estúdio para gravar o álbum que ficaria na história.

Lançado em 1994 o álbum de cara foi sucesso de público e critica, aquela mistura de peso e bom humor fez com que a banda se tornasse uma das mais pedidas nas rádios e Mtv, na ocasião poucas bandas nacionais de peso conseguiam tocar nas rádios daqui, porem o Raimundos de cara levou o peso e a putaria adolescente para as rádios rock do Brasil. O álbum tinha um repertório que animava as festas rock da época, músicas como Nega Jurema, Puteiro em João Pessoa, Palhas do Coqueiro, Selim, Bê a Bá, Marujo, Rapante, Minha Cunhada entre outras se tornaram hits entre os adolescentes.

O álbum também entrou para história da música nacional pelo fato de ser o primeiro álbum independente a alcançar a marca do disco de ouro (100.000 Álbuns vendidos) e o clipe de Bê a Bá venceu como o melhor clipe de rock no Vídeo Music Brasil. Os shows da turnê eram pauleira pura, os caras tocavam em qualquer lugar a qualquer hora. Lembro de um show deles que vi em 1994 no Circo Voador lotado com o público em total sintonia com a banda, mosh rolando solto, cover dos ramones, e a banda mandado ver no palco.

Dia desses eu estava conversando com um amigo meu sobre a cena atual, falta uma banda tipo Raimundos hoje em dia, uma banda que não tava nem ai para nada, com músicas cheias de peso e frases de duplo sentido e sem compromisso. Eles ainda continuam na ativa, porem de forma totalmente independente e com Digão e Canisso da formação original.

De 1994 em diante o Raimundos se tornou uma das principais bandas do Brasil e o álbum Raimundos se tornou item obrigatório.

2 comentários:

atlantic disse...

Esse disco marcou mesmo a época. Aliás, tivemos grandes momentos nos anos 90. Destaco esse dos Raimundos e a chegada de Chico Science e Nação Zumbi. Era sangue novo, gente pisando no acelerador, indo em frente.

Eu sempre dou umas bordoadas na MTV, mas sejamos justos: a emissora abraçou a causa e essas bandas cresceram pra caramba.

iga_rio disse...

Fala Atlantic !

É como eu disse falta uma banda como o Raimundos hj. uma banda que de certa forma agite a cena com algma coisa nova.

Pra mim a cena rock brasileira do inicio dos anos 90 foi uma das melhores... surgia bada de tudo quanto era lado. e realmente a Mtv na época de um empurrãozinho nessas bandas... Raimundos, chico Science, Pato Fu, Planet..

Abraços,