quarta-feira, fevereiro 10, 2010

CD Obrigatório: Titãs - Cabeça Dinossauro (1986)


Nos anos 80 o rock explodiu no Brasil, com muitas bandas surgindo em tudo quanto era lugar principalmente nas grandes capitais, porem a grande maioria era influenciada pelo new wave e pelo pop rock que vinha de fora. Era bem difícil você ver bandas com um som um pouco mais "pesado" chegar na mídia ou tocar nas rádios da época, porem um disco mudou isso, Cabeça Dinossauro do Titãs trouxe o peso não só nas músicas como também nas letras para a grande mídia. É claro que nessa época já existia diversas bandas Punks e de Metal aqui no Brasil, mas as rádios não tocavam essas bandas.

Em 1986 o Titãs já contavam com dois discos lançados por uma grande gravadora e já tinham um nome na cena brasileira, em junho daquele ano Cabeça Dinossauro chegava as lojas trazendo a banda mais pesada e agressiva em suas letras, a banda não poupava niguem chegando a pegar no pé inclusive com a Igreja. É claro que no inicio as rádios praticamente se recusaram a tocar o álbum, porem graças a shows cheios de energia e com o disco sendo bem aceito entre os jovens as rádios começaram a tocar o álbum que continha vários futuros hits da banda. Praticamente todo o álbum tocou nas rádios e a cada faixa tocada um novo sucesso pintava. a faixa título ganhou um clipe feito pela própria banda, "AA UU" virou hit, "Policia" era tocada em toda festa adolescente da época, "Bichos Escrotos" e "Homem Primata" viraram clássicos, "Família" tinha uma levada meio reggae, e o álbum ainda continha as peso pesadas "Igreja" e "Porrada". O álbum continha 13 faixas das quais 11 tocaram na rádio levando a banda a status de megabanda e tornando Cabeça Dinossauro um clássico do rock nacional, o álbum é presença certa nas listas de melhores já lançados.

Eu tenho a edição do álbum em vinil até hoje, não me esqueço que na época o álbum tocava em todas as festas que eu ia. Fui em muitos shows bons do Titãs que lançaram grandes álbuns depois, porem achei que a banda se perdeu um pouco depois do acústico. Porem nada disso tira o fato de Cabeça Dinossauro ser um dos melhores álbuns de pop rock já lançado e de ser um CD Obrigatório. No início dos anos 90 fiz questão de ter a versão em CD.

Nenhum comentário: